sábado, 12 de maio de 2012

[LIVROS/SÉRIE] Gossip Girl X Gossip Girl




Hello Upper East Siders! Gossip Girl here. Your one and only source into the scandalous lives of Manhattan's Elite." Todo fã de Gossip Girl, ou até mesmo quem só assiste a série, deve saber a frase inicial de todo episódio da série de cor e salteado. Porém, o que poucos sabem é que o show da CW é uma adaptação de uma série de livros de muito sucesso. O intuito desse post é mostrar as principais diferenças entre os dois universos do entretenimento.


Então, se você sempre ficou curioso sobre a série de livros, mas nunca leu, ou se você fica imaginando o quanto as coisas poderiam ser diferentes e que reviravoltas podem acontecer na season finale da quinta temporada da série, não pode deixar de ler esse post. Afinal, nunca se sabe quando os produtores utilizarão dos recursos criativos explorados no livro para chocar a audiência. Vamos lá!

Após anos lendo a série Best-Seller da escritora Cecily Von Ziegesar, Gossip Girl, chegou às telas da CW em 19 de setembro de 2007, uma série homologa para a alegria de toda uma nação de leitores. Porém, como no Upper East Side, nem tudo são flores.

A primeira decepção veio logo após o piloto da serie da CW. Houve muitas criticas dos fãs dos livros decepcionados, pois o primeiro livro da série “As delicias da fofoca” foi compactado em um único episódio. Então, o que poderia esperar do resto da série?! Foi uma temporada mais decepcionante que a outra, cada vez mais a série televisiva se distanciava da essência dos livros.

Com o passar do tempo a série de TV passou a ser tolerável, considerando-a como completamente desvinculada dos livros, como realmente é.

O fato é que os fãs dos livros (EU!) esperavam a série com uma alta expectativa, pensando que a mesma seguiria os mesmos padrões dos livros, mas isso não aconteceu. O show da CW é de fato ótimo, além de ser um sucesso! Atualmente está em sua quinta temporada, e na próxima semana será exibida a season finale. Um episódio que está sendo vendido como o que mudará tudo. E como a série essa temporada pareceu explorar bastante a volta às raízes, vamos ver algumas diferenças entre os dois universos.


Enquanto nos livros temos o galã chapado e super cobiçado do Upper East Side, Nataniel Archibald, loiro, bonito, tipo atlético e de olhos verdes, por quem Blair Waldorf e Serena Van Der Woodsen disputam o seu amor. O show nos trás Chuck Bass, rico, bonito, a la comercial-de-loção-pos-barba e esnobe, tal qual é descrito no inicio dos livros. Na obra literária, C é um personagem secundário, uma pessoa repugnante, que é apenas tolerado por seus amigos por suas famílias serem amigas há anos.

A principio ocorre o mesmo entre B e C, até eles embarcarem em um romance. WTF?! Isto mesmo! A CW mudou completamente a historia, tornando N um personagem secundário completamente sem graça. Enquanto C fica como o bonitão e charmoso da historia.

S, a eterna indecisa, em ambas as obras, se envolve em um romance com um garoto do West Side, Daniel Humphrey. Mas no desenrolar da historia S fica em duvida entre N e D, a partir de então as histórias se desvinculam. No livro a disputa é coração de N, o que foi deixado para trás na CW.

No West Side temos Vanessa Abrams, uma cineasta, feminista, careca que está completamente fora dos padrões da Constance Billard. Uma personagens bastante interessante. E apesar de existir na série uma V que é melhor amiga de D, não se trata da mesma V apaixonada por cinema e por D, como é narrada nos livros. Ainda no West Side temos a Jenny Humphrey, irmã mais nova de D, que tem cabelos crespos e peitos enormes para a sua idade e que é fascinada por S. Na série J é uma garota bonita, que quer seguir os paços de B. Ou seja, uma bitch total!

No quinto livro da série podemos ter o breve romance de B e Eric Van Der Woodsen. É nesse ponto da história onde B quase finalmente perde a sua virgindade. Na série E, o irmão mais novo de S é gay. E já que estamos falando em irmãos, cadê o Tyler? Irmão mais novo da B?

Outro romance surreal para os amantes da obra literária é o romance de Rufus Humphrey e Lilian Van Der Woodsen, quebrando mais ainda as ligações da série com a raiz literária. Rufus nos livros é o pai de D e J, como na série. A grande diferença é que nos livros, R é um editor de poemas beats pouco conhecido e também é poeta que nunca foi publicado e não um músico aposentado, como é mostrado na série.

O show da CW também da um destaque a mais na personagem Georgina, que nos livros aparece pouco lá a partir do quinto livro. Na quinta temporada da série, G ganha um destaque como sendo a Gossip substituta, o que não acontece na série literária.

E uma diferença importante é que ao fim do High Scholl cada um vai pra um lado, na série estão todos no mesmo lugar, inclusive B e seu sonho obsessivo por Yale, como é mostrado nos livros.

Em principio a série foge do foco principal dos livros, o que é natural, se tratando de uma adaptação. E gostem ou não, nossos personagens favoritos, seus romances, histórias e armações ficarão apenas em mente. Seja ele da tela da televisão ou das páginas de um livro.

X.O.X.O

9 comentários:

  1. Adorei o post! Sempre tive curiosidade de saber com são os livros, que dizem ser tão diferentes! Nos livros então nenhum casal caba junto? É isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nos livros aquela fase de adolescentes acaba passando e cada um seguindo o seu caminho.

      Excluir
    2. Nossa então eu prefiro a série mesmo, gosto de continuação.. Cada um pro seu lado não me parece tão interessante!

      Excluir
  2. Infelizmente vou discordar com algumas coisas nesse post
    Claro que é só minha opinião rsrs

    Os livros de GG para mim (assim como os de TVD) são BEM fracos se comparados a série. O que é totalmente inesperado, pois SEMPRE amo mais o livro do que adaptação, só nesses casos aconteceu o contrário.
    Quando tentei ler, ambas as séries,não me surpreendi no quanto eram diferentes, porque eu já estava cienten que tinham mudado quase tudo e queria mesmo era conhecer as novas histórias... O que mais me surpreendeu na verdade foi o quanto o "diferente" dos livros era boring ._.
    Em ambos os casos eu insisti ao máximo a leitura pensando "vai melhorar... vai melhorar..." mas não aconteceu, o que pra mim foi decepcionante pois queria me gabar dos livros em questão de qualidade como faço com as séries, mas... rsrs
    Na verdade os livros só me fizeram apreciar mais ainda os autores das séries, que conseguiram fazer magia ao tornarem duas histórias mornas tão interessantes na TV. E continuam me surpreendendo! *-*

    Mas os livros, apesar de não serem tão comerciais, realmente tem elementos perfeitos para serem aproveitados durante as séries.
    Uma prova disso foi a Season Finale de TVD agora... souberam usar de modo muito inteligente na série a passagem do livro que transforma a Elena.
    Querendo ou não os livros são a raiz de tudo né? É sempre bom buscar inspiração la, mesmo que as séries já estejam bem afastadas das histórias originais. (Thanks God rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Dih! Eu TENTEI BRAVAMENTE ler "The Vampire Diaries", mas achei EXTREMAMENTE fraco. Li até o segundo e parei! Talvez um dia termine por simples curiosidade, mas tudo é muito inferior em relação a série! Os personagens são fracos, as história são "viajadas" demais, não tem climax, tudo é muito linear e a Elena consegue ser UM PORRE de chata!

      GG eu ainda não li, mas se partir desse princípio sei que vai ser decepcionante. Só tirando pelo episódio piloto: Imaginem se fizessem a primeira temporada baseada só no primeiro livro (que conseguiram compactar em apenas um ep). Certamente seria um TÉDIO!

      Mas o que a autora desse post quis dizer talvez faça sentido, pq os fãs ddos livros sempre se revoltam quando mudam as coisas, mesmo que a mudança seja boa. ENTENDO A AUTORA DO POST, pq sempre os fãs da obra original são extremamente exigentes quanto a fidelidade das histórias...

      Mas a impressão que eu tenho é que nas série é o reverso do cinema, onde sempre o livro é melhor! TODA série que eu vi baseada em um livro, deixaram os autores no CHINELO, agora com filmes geralmente é o contrário. Estranho isso =x KKKKKKKKK

      Excluir
    2. Acho os de TVD meio viajado e sem foco. GG eu vou sempre preferir os livros, acho a historia mas dentro da realidade. Concordo com a parte de aproveitarem nas séries alguns elementos dos livros. Eu sou extremamente exigente quando pegam o livro e passam pras telas .-.
      Tudo bem acrescentar elementos mais mudar toda a historia me revolta tanto .-.

      Excluir
    3. jean, acho que em relação aos filmes os livros continuam sendo melhor porque sao so umas 2h pra contar tudo o que tem a li. A serie tem mais liberdade e tals... .-. Tipo HP me revolto com os filmes e TVD amo os livros mas a serie deu um UP.

      Excluir
  3. Nunca li os livros de Gossip Girl, mas li os 4 primeiros de TVD. E realmente é bem chatinho. Não sei se digo isso porque eu conheci e aprendi a amar a série primeiro. Talvez pq eu esperava as mesmas situações, as mesmas personagens e tal, mas no fundo é tudo completamente diferente. Mas como o Diego mesmo disse, os livros são a base.

    ResponderExcluir
  4. Nos livros tbm, o pai do Nate é capitao da Marinha e a mãe do Nate é francesa, e o Nate é obcecado por barcos e construiu um barco com o pai

    ResponderExcluir