terça-feira, 15 de outubro de 2013

[REVIEW] Once Upon a Time – 3x03 – Quite a Common Fairy


Antes de tudo só quero dizer que este é meu novo episódio favorito de OUAT. Com toda a honestidade do mundo, estou apaixonada por ele. Tanto que implorei pro meu colega Ricardo Mousigno, que seria o responsável pela review essa semana, pra me deixar escrever sobre o episódio. Então se você, caro leitor, não curtiu o 3x03, sugiro que desista deste texto agora, ou se arrependerá amargamente.


Vou começar falando do arco mais sem graça: Henry e Peter Pan. Ainda não me cativou, sério, continuo achando altamente inútil. E nesse episódio mais ainda porque não fizeram nada dessa vez, não explicaram coisa alguma, só passou Pan tentando converter o Henry em Lost Boy, e sem sucesso. Ah, e agora o Henry sabe que Pan o vem procurando há bastante tempo e que conhece o pai dele, ambas as coisas a cabecinha mais burra do mundo poderia ter deduzido sozinha. Mas admito que gostei da implicação de que a Emma seria The Savior não por ter quebrado a maldição e sim por ter parido o Henry, isso é bem mais interessante. Espero que desenvolvam logo essa história, que deem uma finalidade pra esse plot antes que o tédio me consuma e eu me desinteresse pelo arco inteiro.

Agora falando de um arco que está me surpreendendo muito nessa temporada, porque eu não dava nada por ele e está incrível: Baelfire, Robin Hood e Mulan. Novamente adorei Baelan, estavam divos e lindos, estou até triste por terem se separado. Adorei o plano pra levar o Bae até Neverland, e adorei a execução do plano; Roland mega fofo, papai Hood super foda, Mulan badass, e Bae revivendo aquele momento de sua infância quando foi carregado pela Shadow e deixou os Darling pra trás. Só fiquei triste porque preferia Bae com Mulan e Robin, estou com medo de voltar a odiá-lo quando ele se reunir com Rumple e/ou os Charmings. Mas em compensação minha Mulan não vai voltar pro casal sem sal, ela vai ficar e lutar com meu Robin, isso eu quero muito ver!

E óbvio, eu não poderia deixar de comentar detalhadamente uma das grandes revelações do episódio: Mulan é apaixonada pela Aurora. BOOM! Segura essa, sociedade. Mas a bomba não se constitui no fato de a personagem ser apaixonada pela outra, isso era mais óbvio que a identidade do novo par romântico da Regina (sobre isso entraremos em detalhes mais a frente); todo mundo que assistiu a segunda temporada de OUAT sentiu o clima entre Mulan e Aurora desde que o Phillip foi sugado pelo Wraith. Quem não se lembra da cena em que Aurora está dormindo, tentando entrar em contato com Henry no quarto de chamas, e a Mulan acaricia o rosto dela toda preocupada com a princesa? Ou o quão desesperada a guerreira ficou quando Aurora foi sequestrada pela Cora? Ou ainda aquela cena clássica em que Mulan resgata o coração de Aurora? Estava tão na cara a verdadeira natureza dos sentimentos da chinesa que eu mesma apesar de achar a Aurora muito insossa já shippava Sleeping Warrior desde muito antes de saber que era real; aquela química era inegável. Então não, a bomba não se constitui nisso, o que chocou foi saber que Adam e Eddie reconheceram a história. Os Dois Idiotas uma vez na vida fizeram algo certo, e eu como uma pessoa justa que sou, presto aqui meus profundos respeitos.

Até porque foi uma jogada de mestre o que eles fizeram. Eram chamados de homofóbicos por não reconhecerem o potencial dos casais LGBT da série, dentre eles os mais populares sendo Swan Queen, Sleeping Warrior e Red Beauty. Isso se solidificou depois do fiasco da SDCC esse ano quando deixaram bem claro que Swan Queen nunca ia acontecer, e foram praticamente lixados por isso. Já não basta serem odiados por aparentarem ser contra a adoção, ainda ficar contra a comunidade gay também (e convenhamos, dentro do fandom de OUAT essa comunidade é grande) é barra. O que eles podiam fazer pra desmanchar a imagem ruim? Simples: apelar pro segundo maior ship gay e reconhecer uma história que está esfregada na cara de todo mundo que assiste a série. Então se pararmos pra pensar, nem foi tão genial assim porque a história era óbvia, mas admito que foi ousado e inesperado que eles tenham finalmente abraçado esse lado, e me contento com isso. Estou feliz e orgulhosa de dizer que em minha série favorita tem uma personagem gay! OUAT quebrou o encanto da Disney e desafiou a sociedade fazendo uma versão lésbica da minha Mulan, e se eu já a amava antes disso agora ela subiu pro meu top 5 de personagens favoritos de OUAT.

E justamente por isso que estou de coração partido pela cena em que ela se despede da Aurora. Porra, justo quando ela toma coragem e vai se declarar pra princesa, a outra joga um balde de água fria daqueles. Minha Mulan estava tão empolgada, aquele sorriso que ela dá quando diz “why are you smiling at me?”, tão esperançoso, e vem essa rejeição; chorei junto com ela, pqp. Que vontade de matar Phillip e Aurora! Já não basta o inútil do príncipe não corresponder à chinesa na temporada passada, agora a inútil da princesa faz o mesmo; não me admira que ‘poor Mulan’ tenha entrado nos TTs mundiais! Esse casalzinho sem sal que se foda, minha Mulan merece coisa melhor mesmo. E ela vai sim encontrar outra gata hot lesbian sexy bitch coelinha da playboy mulher pra ela, e vai ser muito feliz, aquela diva.

Ainda nesse tópico eu só queria comentar o quanto fico triste pelas pessoas que acreditam que naquela cena a Mulan pretendia se declarar pro Phillip e não pra Aurora. Gente, até Os Dois Idiotas reconheceram que a Mulan é apaixonada pela Aurora, tenham a decência de fazer o mesmo, por favor. Acredito que negar algo óbvio como isso só prova duas coisas: ou a pessoa é homofóbica ou se faz de burra; porque nem que é cego tem desculpa pra negar, quem ouve as conversas entre Mulan e Aurora já sente o que rola ali. Outra coisa é o pessoal que tava reclamando de terem escolhido logo a Mulan, a guerreira, pra ser lésbica. Olha gente, eu honestamente acho que se prender nisso é besteira; não puseram a Mulan de lésbica porque ela luta e etc, e sim porque é justificável que ela seja apaixonada pela Aurora, é pela autenticidade da história. Negar a química de Sleeping Warrior é quase como negar Swan Queen, então se é pra fazer uma personagem gay, faz mais sentido que seja a Mulan. ‘E por que não a Aurora?’, alguém pode perguntar, ‘por que a princesa fofinha não é a que está apaixonada por outra mulher?’; quem disse que ela não está? Eu acredito sim que a Aurora ame a Mulan, a química era recíproca, ela só não se deu conta ainda. Passou anos acreditando que o Phillip era seu True Love e se apegou a isso, mas eu nem duvido que se a Mulan tivesse se declarado antes a ruivinha não ia se jogar pra guerreira. Enfim, essas são apenas as minhas interpretações do assunto, todos temos direito a nossas opiniões.

Seguindo agora pro meu arco favorito no episódio, quiçá meu arco favorito na série inteira: Tinker, Regina e Robin. Quero começar comentando algo que todo mundo já está cansado de saber, mas que sempre devemos enfatizar, o talento inigualável de Lana Parrilla. A mulher ainda consegue me impressionar! Adoro esses episódios em que mostram Young Regina porque a Lana nos estapeia na cara com a atuação dela; comparem as cenas de flashback deste 3x03 com os flashbacks do 3x02, comparem Young Regina com a Evil Queen e me digam se Lana Parrilla não é simplesmente a atriz mais foda atualmente na televisão. Claro que em todo episódio da série podemos notar o talento da Lana, as expressões faciais e a voz daquela mulher me intimidam; mas é quando temos a oportunidade de ver outro lado da Queen é que fica claro o quanto ela é versátil. Meu top 3 de melhores episódios de OUAT envolvem Young Regina porque é neles que consigo perceber que a mulher pode fazer de tudo (só pra efeito de conhecimento os episódios são: 1x18 The Stable Boy, 2x05 The Doctor e esse 3x03 Quite a Common Fairy). Sem contar que a mulher é linda, cabelo curto ou comprido, com figurino rebuscado ou contemporâneo, não importa as condições, nada limita a beleza. E ela consegue ser extremamente fofa e extremamente sexy ao mesmo tempo, convencendo nas duas facetas, como isso é possível? Lana Maria Parrilla desafia as leis do universo, aquela mulher não existe, não pode, é perfeita demais pra existir.

Agora vou passar pra especificidade que me fez amar o episódio antes mesmo dele ter ido ao ar, a amizade de Tinkerbell e Regina. Só com as fotos promocionais e o sneak peek (amo essa cena demais, especialmente o “my happy ending looks like Snow’s head on a plate”, essa vai ficar marcada pra sempre) que saíram das duas antes de domingo eu já estava loucamente apaixonada pelas duas juntas, e depois de ver o episódio isso só aumentou. Amei a Tinker de todo o coração, sério! Ela é fofa mas não é retardata, e é atrevida. Adorei o quanto ela se apegou de verdade a Regina e queria mesmo ajudá-la (ódio mortal da Blue Fairy; não que eu já tivesse gostado dela alguma vez na vida, mas passei a odiá-la mais depois desse episódio), e mesmo no tempo atual e com todo o remorso que ela sente pela Queen ainda tem algum resquício de carinho ali; e penso que, uma vez que aquela loucura acabe e elas se encontrarem em território neutro com uma chance de recomeçar, a amizade pode ser salva. Até porque a Regina ainda gosta da Tinker, isso ficou óbvio, ela ainda a considera e acredito uma das poucas coisas de que a Queen realmente se arrepende de ter feito foi estragar a amizade com a fada, porque ela sabia que era de verdade e ela sente falta disso. Aquela sequência delas duas na caverna foi a melhor do episódio, e uma das melhores da série. Tanta coisa foi dita, tantos sentimentos expostos, tanta vulnerabilidade. Minha gente, a Regina tirou o próprio coração e deixou nas mãos da outra, e a outra não o esmagou. WHAT. IN. THE. LIVING. HELL. Quer prova maior de que essa é A amizade? Minhas estruturas se abalaram profundamente com essa sequência, é amor demais.

Gostei de ver também neste episódio o quanto a Regina do tempo atual evoluiu. Ela não é mais aquela criatura sem coração que era na primeira temporada, ou aquele ser sem alento que era na segunda, ela conseguiu achar um meio termo. Ela não leva desaforo pra casa, tem suas próprias ideias e segue seus próprios instintos, mas ao mesmo tempo não desconsidera totalmente os sentimentos de ninguém. Bom, pelo menos não os da Tinker e os da Emma. E isso é uma das coisas que mais me deixaram feliz nesse episódio, ver o quanto a relação de Regina e Emma se desenvolveu, o quanto elas se respeitam. É óbvio que não são amigas, pois como bem apontaram na premiere, isso é bem complicado; mas elas realmente se respeitam. Como quando a Regina chama o Hook de namorado da Emma e a outra se ofende (não sei por que já que ela dá dando trela pra ele e os dois estão quase se pegando, vide a cena dele furando coco pra ela), ela se desculpa (aliás, a Emma é a única pessoa pra quem a Regina pede desculpas de verdade); ou quando a Emma dá atenção às opiniões da Regina e procura levar em consideração o que a Queen sugere, tentando acomodar ela no grupo.

Mas o que eu achei mais bonitinho mesmo foi quando a Regina diz pra Emma que se ela fosse junto a Tinkerbell não ajudaria e abre mão de acompanhar o grupo, porque o mais importante pra ela é que encontrem o Henry, não importando se ela estará lá ou não. Assim como no 2x22 a Regina estava disposta a se sacrificar pra salvar o Henry mesmo que significasse que ele seria criado pelos Charmings, agora ela se privaria de ela mesma encontrar o garoto pra garantir que ele fosse salvo de qualquer maneira; e por que ela fez isso nas duas ocasiões? Porque ela confia na Emma, confia que a loira seria uma boa mãe, que cuidaria e protegeria o Henry como a própria Regina faria. E creio que a Emma sabe disso, ela sabe que o Henry é o bem mais precioso da Regina e que esta só o confia a ela, por isso se esforça tanto pra manter a Regina com o grupo, porque ela quer mostrar pra Queen que valoriza tudo que ela fez e faz pelo garoto que ela criou e ama como se tivesse saído do próprio ventre. Como boa Evil Duckling (e levemente Swan Queen) que sou, morro de amores por essas coisas!

Pra finalizar a review que parece infinita mas não é, vamos falar da outra grande revelação do episódio: o novo amor da Regina, ‘the guy with the lion tattoo’ (que inevitavelmente me faz lembrar de ‘the girl with the dragon tattoo’ e aí fica estranho). Como mencionei anteriormente a identidade do dito cujo era super óbvia, pra quem sabia juntar as peças. Era alguém novo na série, do sexo masculino, um personagem relevante, não estaria em Neverland e não tinha cenas com a Queen. Só existia um personagem que se encaixava em todas essas condições, Robin Hood, e quem já tinha se dado conta disso não se surpreendeu nem um pouco com a cena final do episódio. Isso é o que me deixa triste, como Adam e Eddie vão de espertos pra previsíveis em questão de segundos, e é uma pena que eles sejam mais previsíveis que espertos na maioria das vezes, é por isso que não consigo largar o apelido carinhoso sqn que os Evil Regals deram pra eles (Os Dois Idiotas – em referência àquela cena da Regina com a Cora que ela fala “Emma and Henry, and the two idiots”, se referindo à Snow e Charming).

Mas previsibilidade aparte, eu amei esse twist da história. Se eu soubesse disso na temporada passada ainda eu teria ficado irada, porque odiei o Robin Hood da S02; achei ele feio, sem graça e meio escroto. Mas quando anunciaram o ator que ia fazer o Robin na nova temporada me enchi de esperanças, achei o cara muito bonito (porque isso é importante, o cara tem que ser bonito o suficiente pra Queen, coisa que o Daniel não era e por isso nunca shippei Stable Queen), e torci pra que isso me permitisse começar do zero com o Robin e assim existir uma chance de eu shippar nele com a minha Queen. Foi o que aconteceu! Quem leu minha review da premiere sabe que adorei o novo Robin Hood, e isso cresceu muito nesse episódio, ele estava incrível. Sem contar que amei a história dos dois, o fato do Pixie Dust da minha Tinker tê-lo considerado o par perfeito pra Regina, mas isso não significar que tudo foi fácil pra eles (como é pros nossos nauseantes queridos Snow & Charming); pelo contrário, só ter complicado a história dos dois. Fico me perguntando como é que vão fazer pra juntá-los, se é que pretendem fazer isso mesmo, porque Os Dois Idiotas adoram foder com a vida da Queen, sepá estão deixando a gente shippar nos dois e no final vai cada um pra um lado, isso se não matarem alguém. Mas estou torcendo pra que esse casal seja canon e já quero ver a Regina criando o Roland e sendo uma família com eles, de preferência com Tinker e Mulan sendo madrinhas do casamento! *-*




Outras coisas que queria comentar, mas não achei onde enfiar na review:

- Menos de um minuto de episódio e Snowing já estão falando em “descansar”. SAFADOS
- Aos 55 segundos, a Regina soltando o galho na cara da Emma já era uma indicação de que o episódio seria épico. Vou sempre rir disso, não adianta.
- Minuto 03:39, a Snow diz “have you even been listening?!” toda insolente pra Regina, me deu uma vontade tão grande de estapear aquela pseudo-princesa até expelir todo o sangue dela por aquelas orelhas de abano. Fale direito com a Queen, you little shit!
- Minuto 04:50, Rumplestiltskin apontando a ironia de Regina comendo swan. Adoro as piadas internas do Rumple.
- Não acho que a Regina tenha pulado, a reação dela dá a entender que ela caiu mesmo. Além de que suicídio não condiz com a personalidade dela.
- Minuto 09:27, Regina querendo conspirar com a Emma, eu ri. Mas aí veio o capeta da Snow estragar a cena, eu não mereço.
- Minuto 11:50, Charming tirando a roupa pro Hook. Eu sabia que ia acontecer mais cedo ou mais tarde, tá rolando um clima entre eles desde que foram juntos pegar os feijões da Testamara na temporada passada ainda.
- Minuto 16:20, Emma: Hey!, Regina: *dando de ombros* Hey!, Eu: DAFUQ?!, e aí ri alto. Simples assim.
- Operation Henry, chorei. Que inveja desse guri por ter essas duas mães divas e maravilhosas.
- Minuto 20:30, Regina dando uma de Rumple e sentindo azinimiga rondando. Adoro vilões.
- Minuto 24:07, Regina diz pra Tinker “how the hell did you get like this?”, mesma pergunta que a Emma fez pra Regina no segundo episódio da série. Amei a referência, apenas.
- Minuto 25:48, Regina fazendo referência à Tinkerbell de desenho animado, curti.
- Minuto 37:10, a carinha da minha Mulan. Como a idiota da Aurora não percebeu o que tava acontecendo ali? BURRA. Só tem princesa burra neçapoha.
- Minuto 38:00, os ‘Nevengers’ irados (well, o Hook nem tanto) em busca de sua Queen perdida. E eles só abaixam as armas quando a Regina aparece e diz que a Tinker não vai machucar ninguém. Adoro esse novo espírito de família.
- Minuto 38:25, o Hook dizendo “lady bell” me desestruturou, sério. Aliás, as trocas de olhares e comentários evasivos entre Tinker e Hook são sugestivos hein, ali rolou e rolou de com força.

- Minuto 40:27, Snow: “the last thing we need is to get lost in here”, nisso ela acertou. Não aguento mais isso de “I’ll always find you”. Aliás, Snowing tá começando a me encher de novo, então gostaria de convidar todos vocês a fazer figa comigo pra que o Charming morra do veneno e a Snow se mate de luto. Não ia ser a coisa mais linda? Agora aproveitando a deixa Snowing, quero só manifestar minha mais profunda alegria pelo noivado de Ginny e Josh, quase morri de amores quando vi a notícia e já to torcendo por um casamento duplo com a Lana e o Fred (#sonhapobre) kkkk Enfim, muitas felicidades pros meus pombinhos *-*

6 comentários:

  1. Episódio incrível e uns dos melhores da série com certeza! Achei interessante Mulan apaixonada por Aurora. Será que rola um threesome?

    ResponderExcluir
  2. Que episódio MARAVILHOSO *-----------* um dos melhores da série :D

    Gente, a Mulan é apaixonada pela a Aurora, como nunca percebi isso? kkkkkkkkkkk No começo eu achava que ela gostava do Philip, depois nem dei mais bola pra isso! E agora BOOM! Fiquei de coração partido pela a Mulan, tadinha, quando foi se declarar a Aurora diz que está grávida =( Também acho a Aurora muito sem graça Nah rs'

    Num é menina:? Nem teve surpresa alguma em relação ao novo amor da Regina ¬¬'

    Adorei a Queen e a Tinker juntas, lindas demais*-*

    ResponderExcluir
  3. Awesome episode!! Olha que eu já tava me coçando pra pagar um boy pra Regina ( se ela não me quisesse antes, claro) pq a situação ali tava difícil. Gente, a Regina não pulou, só caiu! E o gritinho... eita moglie! Tinker e Regina deveria se tornar bests, Regina ajudar a reestruturar a fairy e sacrificarem a Blue Fairy! Vamos simbora! Aew o Robin com a Regina dão filhos bonitos, hahah!! Quero um ! Aurora e Mulan almost dão certo! But a princess pegou buxo antes! Fail! Tanta coisa pra falar, me sinto fazendo essa review! Não seria tão "mortes aos charming" e nem tão "\o/ lgbt" mas seria no rumo! Nah, não teria como ficar melhor a review!! Boraaaaaaaaaaa que agora a Regina tem homem pra ela!!! hahaha

    ResponderExcluir
  4. Ai gente me desculpa. (caindo de paraquedas). Estava pesquisando sobre o que houve com a Mulan e Aurora. Eu já havia sentindo um feeling. BUT, nunca iria imaginar que eles levariam isso a sério, para mim era uma coisa sutil só para deixar na vontade. Então vem esse ep. e PIMBA, de fato a Mulan ama a Aurora. Ahh fiquei tão empolgada por esse ep. que preciso falar....(sorry). Espero que eles não deixem essa história se acabar u.u

    ResponderExcluir
  5. Cade o plugin do Facebook, pessoal? Eu concordo com a review, sobretudo quando destila veneno contra a Sonsa de Neve e o Princípe Retardado. Adorei tb a Sininho e, como sempre, a Regina... Mas a história da Mulan, embora estivesse meio na cara, foi uma péssima escolha da produção. Só reforça o estereótipo da Maria Machadão e perde-se a chance de a Mulan ser empecilho no futuro entre Regina e Hood. Acho que a série quis "causar" por não conseguir cativar o mesmo interesse da primeira temporada. Neverland é um porre. Regina e Rumple são o melhor da história, flashback só deles seria mais interessante que lesbianismo com o personagem errado. Não podia ser a Chapeuzinho?

    ResponderExcluir
  6. eu estou extasiado vi o episódio hoje e fiquei chocado, é claro que o plano de Baefire e Hood foram muito bom e a estória entre emma, queen e tinker me emocinou mas o q me fez fica no mundo dos insólitos foi concerteza a estória da mulan e a adormecida, eu já havia percebido antes mais nunk levei mt a sério sempre me considerei mt preconceituoso mas a verdade é q eu estou torcendo por elas

    ResponderExcluir